Reunião em Juazeiro marca abertura de encontros regionais de planejamento estratégico

Três Promotorias de Justiça Regionais participaram da abertura hoje, dia 15, do Encontro Regional para Construção do Plano Estratégico do Ministério Público estadual, em Juazeiro. As regionais de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim deram início ao processo que resultará na construção do Plano Estratégico 2024 – 2031, num encontro que é realizado entre os dias de hoje e amanhã. Denominada de “Construindo o MP do Futuro”, a série de encontros foi aberta pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti que destacou que esse será um trabalho de fôlego. “Estamos começando um desenho para oito anos de Ministério Público. Precisamos da colaboração, sugestão e paciência de todos para que possamos avançar. Nosso MP é aguerrido, porém enfrenta dificuldades orçamentárias que exigem excelência de planejamento. Avançamos nas áreas de tecnologia e recursos humanos”. A PGJ falou da importância no fortalecimento da maneira de atuar dos membros, salientando que o MP é uma instituição de iguais. “O planejamento estratégico serve para que caminhemos por caminhos retos, mostrando que trabalhamos para o bem da população que servimos, defendendo, sobretudo, o regime democrático de direito, visando o bem público”, salientou a chefe do MP baiano.

Secretário-geral do MP, o promotor de Justiça Alexandre Cruz destacou a necessidade de ter em mente nesse momento de planejamento que “planejar em grupo é um exercício de humildade. Não devemos buscar fazer nossas opiniões prevalecerem como verdades supremas no plano. É preciso discutir com exaustão e recuar com humildade, quando nossa ideia eventualmente não for boa para o todo. Estamos planejando o Ministério Público e não a nossa promotoria. Nós não damos conta de tudo e precisamos chegar a uma síntese que seja boa para a instituição”, salientou. O chefe de gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia destacou a transversalidade do plano, que, na sua construção, enfrentará todas as áreas temáticas da instituição. “OMP baiano é uma instituição enorme que cada vez mais se profissionaliza, atento ao que há de mais moderno nos fluxos administrativos de gestão, se ajustando para uma realidade de novas tecnologias e formas de organização. O plano vai de 2024 a 2031, um período mais curto que o do plano anterior, justamente para que ele possa ser ajustado à realidade que muda cada vez mais rapidamente, procedendo aos ajustes necessários para dar um rumo bom à nossa instituição”. O chefe de gabinete do MP destacou a importância do engajamento. “O plano estratégico só pode ser construído com o engajamento de membros e servidores, buscando também a opinião da sociedade. O trabalho que se inicia hoje é construído para 15 milhões de baianos, sobretudo a população mais carente, que são os beneficiários diretos do nosso trabalho. Nosso plano será enxuto, traçando um caminho estratégico que nos permita entregar algo extremamente positivo para a sociedade baiana”. Também compuseram a mesa de abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça Adjunto, procurador de Justiça Paulo Marcelo Costa, e os coordenadores da Promotorias de Justiça Regionais de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, os promotores de Justiça Raimundo Moinhos, Aline Curvelo e Leonardo Bittencourt, respectivamente.

O coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica do MP, promotor de Justiça Lourival Miranda, apresentou a visão geral e o alinhamento conceitual para a construção do plano estratégico 2022 – 2031. O promotor explicou a natureza de longo prazo de um planejamento estratégico “É um processo organizacional sistêmico, em que uma instituição, pública ou privada, realiza um diagnóstico interno, observando seus pontos fortes e seus pontos fracos, e um prognóstico externo, elencando possíveis ameaças e oportunidades, e, a partir desses elementos, planeja seus objetivos, potencializando suas atividades”, afirmou. “Nesse sentido, iniciamos aqui, em Juazeiro, as reuniões com as Regionais Administrativas, a fim de construirmos o Plano Estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia 2024-2031 de forma coletiva e democrática”, concluiu. O encontro conta ainda com atividades de revisão de identidade organizacional, definição de objetivos, estratégias e iniciativas. Os próximo encontros regionais para construção do plano estratégico acontecem em Porto Seguro, nos dias 22 e 23 de setembro, em Barreiras, nos dias 20 e 21 de outubro e em Vitória da Conquista, nos dias 17 e 18 de novembro.

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo