Plano Estratégico 2024 – 2031 é tema de encontro na sede do MP em Salvador

Redator: Gabriel Pinheiro (DRT/BA 2233)

Mais um encontro regional para a construção do Plano Estratégico 2024 – 2031 do Ministério Público estadual foi aberto hoje, dia 13, na sede da instituição, em Salvador, pela procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti. A PGJ comemorou os avanços feitos pelo MP, abordou os desafios orçamentários e a importância da unidade no Ministério Público na abertura do evento. “Estamos avançando. Hoje, temos um MP totalmente digitalizado. É um prazer receber tantos colegas hoje aqui para juntos darmos mais esse passo na construção do nosso novo plano”, destacou Norma Cavalcanti. O evento reúne, hoje e amanhã, promotores de Justiça e servidores de Salvador, que revisarão a identidade organizacional em conjunto e contribuirão para a definição de objetivos, estratégias e iniciativas para o planejamento da instituição.


O secretário-geral do MP, o promotor de Justiça Alexandre Cruz, reforçou a importância da criação do plano e definiu o trabalho como uma construção coletiva. “A instituição é o resultado de nossas ideias, ações e esforços. Hoje, num exercício intergeracional, planejamos o MP do futuro”, afirmou o secretário, destacando que a concepção do trabalho toma por base negociação e debate, com vistas a construir uma instituição ainda mais eficiente para a sociedade baiana. O chefe de gabinete do MP, promotor de Justiça Pedro Maia, ressaltou a numerosa presença dos membros e servidores no auditório da instituição, salientando o papel da atuação do MP durante a pandemia. “Planejar passa por tecnologia e inovação. Digitalizamos a instituição e pudemos vê-la funcionando, mesmo durante a pandemia, em boa medida por conta dessas tecnologias”, afirmou. O chefe de gabinete destacou ainda a ampliação do quadro de servidores, citando a realização de concursos. Falou também da importância da estrutura que levou a digitalização para todo o interior, bem como a relevância do modelo administrativo da instituição. “Nossa luta aqui é para traçarmos as linhas de um MP ainda mais eficiente e autônomo”, concluiu Pedro Maia.

O coordenador de Gestão Estratégica do MP, o promotor de Justiça Lourival Miranda, apresentou a visão geral e o alinhamento conceitual para a construção do plano estratégico 2024 – 2031. Segundo o promotor, o planejamento estratégico vem no sentido de orientar e direcionar a atuação da instituição, promovendo processos organizacionais internos e autoavaliações. “O planejamento é um processo organizacional, sistêmico, com o qual toda instituição, seja ela pública ou privada, faz um diagnóstico do seu atuar, porque com isso ela analisa seus pontos fortes e fracos, detecta as possíveis ameaças e identifica as oportunidades. Desta forma, a instituição começa a planejar seu objetivo, maximizando suas atividades”, afirmou. Consultor do MP para a elaboração do plano, Fábio Moreira conduziu as oficinas que debateram a revisão da identidade da organização, visão de futuro e definição de objetivos, estratégias e iniciativas. Amanhã, a parte prática continua com oficinas pela manhã.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo