Aprovada metodologia para construção do novo Plano Estratégico do MP

A metodologia desenvolvida para construção do novo Plano Estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia foi aprovada, à unanimidade, pelo Comitê de Gestão Integrada (CGI) do Sistema de Planejamento e Gestão Estratégica (Siplage), na tarde de hoje, dia 26. A reunião de apresentação foi presidida pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, que destacou a importância do instrumento de gestão para organização e otimização da atuação institucional. Além dela, aprovaram o plano, o procurador-geral de Justiça Adjunto, Paulo Marcelo Santana; o chefe de Gabinete, Pedro Maia; o secretário-geral, Alexandre Cruz; o coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE), Lourival Miranda; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Tiago Quadros; e o superintendente de Gestão Administrativa, Frederico Soares.

A apresentação contou com a participação dos procuradores de Justiça Regina Carrilho, Washington Carigé e Marli Barreto, integrantes da Comissão Permanente de Acompanhamento do Plano Geral de Atuação (PGA) e do Orçamento do Ministério Público do Estado da Bahia. O coordenador da CGE explicou a todos que o plano atual se encerra em 2023 e o novo plano tem previsão de execução no universo temporal de oito anos (2024-2031). Esse período, informou ele, foi pensado em razão do atual cenário de evolução tecnológica e da disseminação da cultura de planejamento na Instituição. A metodologia prevê a realização de diagnósticos interno e externo, com participação de membros e servidores do MP e da sociedade. Os integrantes da Instituição serão convidados a participar de encontros para identificação dos macroprocessos e para a construção da Cadeia de Valor do MP, complementou Lourival Miranda, esclarecendo que essa etapa constitui uma inovação dentro da metodologia para elaboração do Plano Estratégico do MPBA.

Cadeia de Valor é a maneira que uma organização (pública ou privada) agrupa os seus macroprocessos, com o objetivo de entregar ou sustentar os seus produtos e serviços, criando valor para as partes interessadas e possibilitando um adequado posicionamento em sua área de atuação.

Ainda durante a reunião, a qual teve as presenças do coordenador da Controladoria Interna do MP, promotor de Justiça Augusto César de Matos, e da Secretária Executiva da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Ana Carla Sales Passos Martins, o coordenador da CGE abordou as etapas previstas para construção do Plano e acrescentou que serão realizadas reuniões com a área finalística e a área meio, além de encontros regionais para definir as metas e objetivos estratégicos da instituição para os próximos oito anos. A metodologia, ressaltou ele, prevê uma análise do modelo atual, avaliação do modelo mental de onde ser quer chegar, um olhar atento para os processos organizacionais atuais e verificação de quais garantem à Instituição uma atuação de excelência para definição de novos rumos. Também serão revisadas a missão, a visão e os valores do MP baiano. Tudo com o intuito de prestar serviços mais eficientes à sociedade, ressaltou Lourival Miranda, frisando que o trabalho será compilado e conectado com a cadeia de valor, para que seja possível escolher o que é prioridade para a Instituição. Após construído, o plano será apresentado ao Siplage e, posteriormente, ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça para aprovação.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo